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Marketing Digital em Campanhas


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Estratégia de Marketing Digital na política

Primeiramente, vale destacar que esta é uma ciência ainda pouco conhecida. Há raros profissionais que passaram por experiências importantes ou que entenderam a lógica na teoria. Além disso, os mais experientes já estão ligados a candidatos eleitos e não estão disponíveis no mercado.

Por outro lado, se engana quem pensa que o Marketing Político é diferente do Marketing Digital Corporativo: mudam alguns papéis e canais, mas a estratégia de gestão de campanhas é semelhante.

Então, na prática, bons profissionais de Marketing Digital estão aptos a ajudarem os candidatos a espalharem suas mensagens, e assim, conquistar uma vaga nas próximas eleições. Marca e produto no Marketing Político Digital

Qual é a maior diferença no Marketing Digital Corporativo para o Político?

É o produto, que na política é próprio candidato e suas ideias. É pouco escalável. Na política, o produto (que é o político) fala por si, ou seja, ele mesmo apresenta os benefícios e diferenciais que pode oferecer ao público. Tem vida e tem limitações. O marketing não faz milagres: um produto ruim não vai conquistar sucesso mesmo que tenha boas campanhas. Mentiras e exageros são um tiro curto, que não se sustentam mais na era digital.

O conteúdo enganoso acaba, e surge a verdade. Políticos tradicionais ainda conseguem manipular massas, com imagens criadas no passado e com ajuda da máquina pública. Mas o digital tem contribuído para reciclar esta velha prática. Isso também vale para candidatos sem perfil adequado, sem conteúdo, sem empatia, sem conexão com algum nicho de público de tamanho adequado para obter votos suficientes.

Canais no Marketing Político Digital

O marketing antigo se baseava em aparição em massa na TV, outdoors, comícios e até “santinhos” impressos. Na prática, pouco se sabia do candidato, fazendo com que muitos votos fossem definidos pela simples lembrança da pessoa que mais aparecia e demonstrava alguma capacidade para o cargo.

O espaço obrigatório na TV e rádio também eram um grande diferencial, dando mais tempo de exposição para os mesmos e ajudando a mantê-los no poder. Hoje, estes canais tem concorrentes digitais, que subverteram esta lógica e se tornaram os protagonistas, como foi visto nas últimas eleições.

No Marketing Digital Político, as redes sociais são o principal motor para eleger candidatos, tanto novos desconhecidos como os já tradicionais que souberam migrar para as novas plataformas. A grande diferença é que a escolha está na mão do eleitor: ele que define o que quer ver, quando e a frequência. Sites e blogs são importantes para apresentar de maneira mais estruturada o candidato, suas ideias e até o plano de governo.

Quando o público avança no interesse, costuma procurar estes canais.

A Global Saribra desenvolve o marketing digital para o candidato com precisão absoluta, ganhando tráfego e aumentando a sua base nas regiões necessárias.

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